
Campanha Nacional de Educação para a Cidadania Digital
Cidadão
Digital
Hoje é urgente falar tanto de cidadania digital como de inclusão social. Para a EMIS a informação e a instrução são os melhores pilares para o crescimento intelectual do cidadão.

O que é o Cidadão Digital?
O Programa Cidadão Digital é uma Campanha Nacional de Educação para a Cidadania Digital que está a levar à população conhecimentos sobre Literacia Financeira Digital, fundamentais para os cidadãos, promovendo a utilização segura dos canais digitais e a segurança financeira digital, dando a conhecer as melhores práticas de utilização dos meios digitais de pagamento e formas de evitar as ameaças financeiras, com que os utilizadores se confrontam, nestas plataformas.
Trata-se de um programa de sensibilização cívica que visa criar condições e fornecer ferramentas adequadas para:
- Introduzir NOVOS HÁBITOS
- Evitar COMPORTAMENTOS DE RISCO
- Mudar MENTALIDADES
- EDUCAR os Cidadãos
- SENSIBILIZAR a Sociedade

Pilares
Principais
Objetivos
Reforço
REFORÇAR a confiança no sistema financeiro.
Promoção
PROMOVER o uso responsável da tecnologia no mundo digital.
Compreensão
CAPACITAR os cidadãos para utilizarem a internet de maneira apropriada e eficaz.
Garantia
GARANTIR maior resiliência à fraude (principalmente via engenharia social) nos pagamentos.
Metodologia
Através da sensibilização cívica, por meio de um filme animado, onde são apresentados os comportamentos a seguir, apresentado nos alvos seleccionados, por equipas de formadores qualificados para a Implementação desta metodologia de mudança, que tem como consequência a criação de uma atitude ideal a ser adoptada no dia a dia da população.
A equipa do programa passou por um período de formação e capacitação a nível comportamental e técnica. Na Formação Comportamental a equipa trabalhou a interacção intrapessoal para desenvolver competências pessoais e dinâmicas de interpessoalidade de modo a que se torne funcional, o trabalho em equipa. Na Formação Técnica foram simuladas sessões de apresentação, com a utilização de todos os recursos teóricos e técnicos.
Resultados e Medição de Impacto
Estratégia
De Actuação
Pretende-se sensibilizar em Luanda cerca de 200.000 (Duzentas mil) pessoas até ao final de Setembro de 2023.
A estratégia de actuação para atingir a meta estabelecida é constituída por Sensibilização com Audiovisual e Contactos Personalizados (Sensibilização de Rua).
Até 31 de Maio de 2023
Profundidade: +83%
Grau em que a acção afecta a vida dos beneficiários, dimensão ou importância da mudança estimada em cada um dos beneficiários na sua vida pessoal.
Perenidade: -9%
Durabilidade do impacto, tempo estimado em que o beneficiário poderá usufruir do benefício recebido.
Peculiaridade: +3%
Escala de unicidade da acção, tendo em conta a probabilidade teórica de o beneficiário encontrar, ou não, uma outra organização que possa fornecer um benefício semelhante, em condições semelhantes, em condições semelhantes.
Grau de gravidade: +6%
Severidade da situação do beneficiário, no momento em que se iniciou a acção.
O programa sensibilizou 102 710 pessoas
Desde o início do programa em Novembro de 2022 até 31 de Maio de 2023 o programa sensibilizou 102 710 pessoas em contactos com audiovisuais e contactos personalizados (sensibilização de rua).
Desde o final de Novembro de 2022, que já é possível observar resultados muito interessantes na implementação deste programa, fazer correcções se necessário e principalmente percebermos quais as áreas mais importantes da implementação que estão em funcionamento.
O tempo é um factor precioso e o programa aceita todos os dias marcações para mais apresentações audiovisuais, mais apresentações personalizadas (trabalho de rua), mais pessoas sensibilizadas com eficácia. Esse é o objectivo principal do Cidadão Digital!
